O que é demência? Qual a diferença para Alzheimer?

Demência é o termo utilizado para descrever sinais e sintomas de um grupo de doenças, que causam diminuição da capacidade intelectual.

Explicando de uma forma mais simples, demência é a perda da capacidade de memorizar, de resolver os problemas do dia a dia e incapacidade de manter atividades sociais e profissionais.

Qual a diferença entre demência e Alzheimer

Então Alzheimer é um tipo de demência?

Sim. Existem inúmeros tipos de demência, e as  mais comum são:

  • Doença de Alzheimer: 55-60% dos casos de demência. (link)
  • Demência vascular: 15-20% dos casos de demência.
  • Demência mista: 20% dos casos de demência.
  • Demência por corpúsculos de Lewy: 10-15% dos casos de demência.
  • Demência na Doença de Parkinson.
  • Demência frontotemporal.

Demência de Alzheimer

De todas as demências existentes, a demência causada pela doença de Alzheimer é a mais comum, podendo acometer até 60% dos casos.

Justamente por ‘’atacar’’ os neurônios responsáveis pela memória, a doença de Alzheimer é considerada uma demência. Nessa doença ocorre a morte de neurônios cerebrais responsáveis pela memória, orientação, atenção e linguagem.

Além da doença de Alzheimer existem outras demências importantes de serem diagnosticadas, pois o tratamento muda de acordo com o diagnóstico.

Saiba mais: Problema de memória: Quando esquecer deixa de ser normal?

Demência vascular

É a segunda demência mais comum , sendo causada por lesões cerebrais de origem vascular. Elas podem ocorrer como infartos cerebrais silenciosos e como acidentes vasculares encefálicos (AVC), conhecidos popularmente como “derrame”.

Os fatores de risco para demência vascular são:

  • Hipertensão arterial não tratada;
  • Diabetes;
  • Colesterol aumentado não tratado;
  • Doença cardiovascular;
  • Arritmias não tratadas;
  • Tabagismo;
  • Abuso de álcool;
  • Fatores genéticos.

A diferença para a doença de Alzheimer é a velocidade de instalação da demência: enquanto no Alzheimer o quadro se inicia devagar e vai piorando com o passar dos anos, a Demência Vascular costuma ser mais abrupta.

Diante de uma queixa de memória, a demência vascular deve ser afastada, e por isso, é  necessário exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética de crânio.

Demência Mista

Esse termo é usado pelos especialistas quando se tem dois diagnósticos ao mesmo tempo, como a demência de Alzheimer associada à demência vascular.

Esse tipo de demência é muito mais comum do que imaginamos e o tratamento vai ser baseado no tratamento específico para as duas demências.

A suspeita de demência mista surge quando o paciente tem um quadro compatível com demência de Alzheimer e nos exames de imagem são visas lesões no cérebro compatíveis com  pequenos infartos ou AVC.

Demência por corpos de Lewy

Causada pela presença de alterações cerebrais chamadas de corpos de Lewy.  São substâncias que destroem os neurônios e levam a um quadro demencial diferente da doença de Alzheimer e da demência vascular.

O que chama atenção nesse tipo de demência é o surgimento de tremores, sendo inicialmente confundida com a doença de Parkinson. Outro quadro que habitualmente surge na demência por corpos de Lewy são as alucinações visuais (os pacientes vêem objetos, pessoas e animais que não existem).

É importante o diagnóstico correto , pois o tratamento muda de acordo com cada demência. No caso específico da demência por corpos de Lewy, algumas medicações utilizadas para outras demências tendem a causar mais efeitos colaterais.

Demência na Doença de Parkinson

Pacientes com Doença de Parkinson podem evoluir para quadros demenciais em 40% dos casos, geralmente ocorrendo em fases mais avançadas da doença. 

É facilmente confundida com a demência por corpos de lewy (ou corpúsculos de Lewy), pelo tremor visto nas duas doenças. O diagnóstico vai ser baseado, então, no tempo de início da demência em relação à doença de Parkinson.

Nas demências pela Doença de Parkinson são comuns os quadros de depressão e de alucinações visuais.

Link para doença de Parkinson.

Demência frontotemporal

É uma demência menos comum que as citadas acima, porem com prevalência relevante na nossa sociedade entre os idosos.

É uma demência que chama atenção pelo quadro de alteração na personalidade e na memória, sendo que as alterações do comportamento são mais importantes que os problemas na memória e orientação.

As alterações de comportamento chamam a atenção de pessoas do convívio próximo. O paciente começa a tende a ter comportamento ruins que antes da doença não fazia:

  • Desinibição (Comentários sexuais inadequados, atos indecentes, comportamento muito inadequado como urinar em público)
  • Perda do julgamento (não diferencia as atitudes certas das erradas)
  • Oscilação emocional (choro fácil com risos inadequados)
  • Apatia com isolamento
  • Irritabilidade
  • Negligência da higiene pessoal.
  • Atos violentos.

Doenças curáveis que confundem com demência

Varias situações podem produzem sintomas semelhantes à demência, como por exemplo:

  • Depressão
  • Infecções
  • Carências hormonais
  • Tumores cerebrais

Quando essas situações acima são tratadas rapidamente, os sintomas demenciais desaparecem e o paciente é curado.
Então, é de suma que o diagnóstico médico seja realizado numa fase inicial para garantir que a pessoa que tem uma condição tratável seja diagnosticada e tratada corretamente.

A confusão entre as demências

As demências se confundem entre si. Em muitas situações o diagnóstico exato não é feito de prontidão em poucas consultas.

É necessário o acompanhamento desse paciente ao longo de meses para fechar o diagnóstico com mais certeza, pois os sintomas vão aparecendo ao longo do tempo e mostrando a ‘’face’’ de cada demência.

Veja também: Alzheimer, o medo do desconhecido.

Vale a pena ressaltar que em diversas situações exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia de crânio são importantes. Além desses, exames de sangue e às vezes do líquor (líquido da medula espinhal) podem ser necessários para o diagnóstico correto.

A Vitali Senior conta com Geriatras que atendem no conforto do seu lar!
Entre em contato que iremos até você
www.vitalisenior.com.br
(35) 9 9962-3516

POUSO ALEGRE – POÇOS DE CALDAS – CAMPINAS


Publicações Relacionadas

Sem Comentários

Responder