Como prevenir o Alzheimer e outras demências?

Conheça 7 formas eficazes

A demência é uma doença progressiva e incurável com alta prevalência na população, afetando o raciocínio e as habilidades sociais a ponto de interferir no dia a dia da pessoa.

Pode ser causada por várias doenças como: Doença de Alzheimer,  AVC, múltiplas isquemias cerebrais, Doença de Lewy, entre outras.

Apesar de ser muito comum em idosos, esse problema não é uma consequência inevitável do envelhecimento. 

Sabe-se hoje em dia que existem medidas eficazes para a prevenção de demência e é importante que elas sejam seguidas para uma vida mais saudável.

Saiba mais: Para saber mais sobre ”O que é demência? Qual a diferença para Alzheimer?”

Confira 7 hábitos que ajudam a prevenir a demência:

1. Mente ativa é mente saudável

Tenha o hábito de realizar atividades mentalmente estimulantes, como ler, estudar uma nova língua, resolver palavras-cruzadas e jogar xadrez. Essa medida pode atrasar o início da demência e diminuir os efeitos dela se um dia ela aparecer.
Aprender algo novo só enrique a mente e o espírito. Desafie-se!

Veja também: Aprenda 9 maneiras de manter a mente saudável.

2. Corpo ativo é qualidade de vida

Há vários estudos mostrando que pessoas que se exercitam regularmente têm o cérebro mais saudável, assim tendo menor risco para demência.

Procure fazer, no mínimo:

  • Atividades aeróbicas – 150 minutos por semana de atividade aeróbica leve a moderada, como caminhada e bicicleta ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa, como corrida e natação.
  • Exercícios de força – duas vezes por semana de atividades que trabalham os músculos, como flexões, abdominais e levantamento de peso (musculação).

Caso tenha algum problema de saúde ou nunca realizou atividade física, antes de iniciar procure seu médico. Em alguns casos é necessário supervisão de um profissional competente durante os exercícios (educador físico ou fisioterapeuta).

*Um estudo brasileiro recente, publicado no periódico científico Frontiers in Aging Neuroscience,  mostrou que idosas que praticam ioga têm o córtex pré-frontal esquerdo (uma área do cérebro) mais espesso do que outras mulheres da mesma faixa etária, o que significa que correm menos risco de desenvolver Alzheimer e outros tipos de demência.

3. Tenha uma dieta saudável

Uma alimentação saudável e equilibrada é o pilar de tratamento para várias doenças. No caso de prevenção de demências, a alimentação tem um papel importante. 

  • Inclua muitas frutas, vegetais e alimentos integrais na dieta.
  • Procure ingerir peixes, carnes magras ou aves. Sempre que possível, dê preferência aos peixes pelo menos uma vez na semana.
  • Diminuir o consumo de sal
  • Diminua o consumo de açúcar: segundo a Organização Mundial de Saúde, a ingestão de açúcar não deve ultrapassar 25g por dia. Dê preferência aos açúcares menos refinados e mais escuros, como o mascavo e o demerara.
  • Evitar alimentos processados como sucos artificiais, refrigerantes, presuntos, macarrão instantâneo, sorvetes, entre outros.

4. Se o assunto é prevenção, não fume em hipótese alguma

O cigarro possui inúmeras substâncias que agridem as paredes do vasos sanguíneos levando a infartos cerebrais entre outras doenças. Interromper o tabagismo é de crucial importância para uma vida saudável.

5. Não abuse do álcool

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode levar a danos cerebrais e aumentar o risco de demência. Quando se fala em álcool e demência não é sabido sobre níveis seguros para o consumo dessa substância. 

Então, não abuse!

6. Tenha um convívio social

O isolamento social é um fator de risco para a demência, além de aumentar as chances de você ter depressão, que é outro fator de risco. Para manter o cérebro saudável, desfrute da companhia dos amigos e familiares e se envolva em atividades sociais, como dança, trabalho voluntário e esportes coletivos.

7. Cuide do seu coração

Siga um acompanhamento clínico regular e mantenha seus exames preventivos em dia. Problemas que afetam o coração e os vasos sanguíneos como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e obesidade aumentam suas chances de desenvolver demência. 

Um coração bem cuidado diminui as chances de um cérebro doente.

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