APRENDA 9 MANEIRAS DE MANTER A MEMÓRIA SAUDÁVEL

O bom funcionamento da memória depende de vários fatores físicos e psicológicos. Não existe até hoje nenhum medicamento capaz de prevenir ou impedir a perda de memória. No entanto, algumas medidas simples podem ajudar a manter sua memória saudável por mais tempo. São elas:

1. Pratique exercícios regularmente. Use as escadas, em vez do elevador. Vá andando, em vez de usar meios de transporte ou desça um ponto antes do seu destino final.

2. Mantenha uma dieta saudável, preferindo frutas e verduras in natura, azeite. Evite frituras, condimentos e embutidos.

3. Durma bem à noite! Evite:

■ praticar exercícios vigorosos próximo ao horário de dormir;

■ ingerir alimentos ricos em cafeína: café, chocolate, chás, refrigerantes;

■ deitar-se  se está sem sono e cochilar durante o dia.

4. Estimule o cérebro com leitura, atividades de lazer, palavras cruzadas, aprender um novo instrumento musical ou qualquer atividade que o obrigue a ter concentração e a prestar atenção.

Desafie-se! Aprenda algo novo e dê um novo rumo à sua vida.

5. Faça uma coisa de cada vez e evite distrações.

6. Adote estratégias para manter a memória ativa:

■ “Esqueço nomes!”. Ao conhecer uma nova pessoa, repita seu nome durante a conversa. Associe-o a um nome de que você gosta ou a pessoas com mesmo nome que você já conhece. Anote!
Saiba mais: Problema de memória: Quando ‘’esquecer’’ deixa de ser normal?

■ “Onde deixei minhas coisas?”. Guarde objetos de uso habitual sempre no mesmo lugar. Preste atenção onde deixou o objeto, associando-o a algum ponto de referência. Arrume-as de acordo com o lugar de uso, categorias, funções, de maneira que a organização faça sentido para você.

■ Compromissos e horários: anote-os em uma agenda. Deixe um bilhete ou objeto que se associe à tarefa em local visível e bastante frequentado por você. Peça para alguém lembrá-lo. Acerte o alarme para que toque próximo ao horário do compromisso.

■ “O que ele me disse mesmo?”. Peça para a pessoa repetir ou falar mais devagar. Reflita e elabore uma opinião sobre o assunto. Muita informação ao mesmo tempo? Faça anotações.

7. Cuidado com a pressão, o diabetes e o colesterol. Tome as medicações corretamente e não falte às consultas com seu médico. Ele irá rever todas as medicações e verificar se há alguma que possa prejudicar sua memória.

8. Foque naquilo que está fazendo. Evite assumir atividades simultâneas, pois isso pode aumentar sua ansiedade e diminuir sua atenção

9. Não tome suplementos vitamínicos sem orientação médica. Eles não evitam a perda de memória e podem ser prejudiciais.

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