Motorista idoso: Qual é a hora de parar de dirigir?

Quando o tema é idoso na direção, comumente nos deparamos com determinadas questões:

  • Idoso tem ou não condições de continuar dirigindo?
  • Até que ponto ele tem autonomia para decidir sobre tal questão?
  • Quais cuidados especiais são necessários na direção?

Antes de responder à essas e outras perguntas, assista esse vídeo e sinta na pele a dor de perder a carteira de motorista:

Envelhecer significa abandonar a direção?

Foto de motorista idoso dirigindo.
Motorista idoso: Qual a hora de parar de dirigir? Envelhecer significa abandonar a direção?

Não existe idade limite de idade para parar de dirigir! O que pode impedir a direção são específicas condições físicas, psíquicas e cognitivas que podem incapacitar o ato de dirigir.

Nesse contexto, um idoso de 95 anos pode sim estar apto para a direção, ao passo que outro de 60 anos pode ser impedido pelo fato de ter determinado prejuízo de alguma função capaz de aumentar significativamente o risco de acidentes.

O Código de Trânsito Brasileiro exige a redução do período de renovação da carteira de habilitação para pessoas maiores de 65 anos. Ele deixa de ocorrer a cada cinco anos, passando a ser exigido de três em três anos. Mesmo assim, cabe ao perito médico definir o melhor intervalo de tempo para essa renovação. Até porque, dependendo da situação clínica do paciente, o prazo exigido pode ser ainda menor.

Para avaliar a renovação da carteira de motorista, o médico observar se a pessoa possui certos pré requisitos preservados a ponto de permitir uma direção segura.

Código brasileiro de trânsito
Código Brasileiro de Trânsito

O que é necessário para o idoso poder dirigir?

Dirigir um veículo não é um processo tão simples quanto parece. Para ele aconteça de forma segura são exigidas três funções essenciais:
Percepção sensorial, função cognitiva e função motora.

1) Percepção sensorial

percepção sensorial: tato, ouvido, nariz, olhos, fala

O condutor precisa observar muito bem as imagens e os sons à sua volta. Doenças que podem aumentar o risco de acidentes:

  • Catarata, glaucoma e retinopatia diabética: afetam a visão;
  • Presbiacusia ou rolha de cerume: afetam a audição.

*Presbiacusia é a diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento.

2) Função Cognitiva

imagem de um cérebro com conexões sinápticas.

O envelhecimento cerebral pode comprometer o processamento desses estímulos, prejudicando o raciocínio e respostas imediatas para que uma ação possa ser realizada com eficácia. Quando tal função está prejudicada, o idoso tende a ultrapassar o sinal vermelho, realizar conversões proibidas, esquecer o caminho e conduzir no sentido errado.

Saiba mais: Fatos sobre a Doença de Alzheimer que você precisa saber

3) Função Motora
Ela é responsável por possibilitar e execução dos comandos que vem do cérebro, como mudar a marcha ou desviar de um buraco, por exemplo. Determinadas condições podem gerar diminuição de força muscular, flexibilidade e coordenação, como diabetes descompensado, artrose dos joelhos, sequela de acidente vascular cerebral e Doença de Parkinson.

imagem de idoso com dor no joelho

Outros pontos merecem atenção

Idosos com crises convulsivas frequentes ou episódios de desmaios recentes devem evitar pegar a direção.

Cabe lembrar que o condutor idoso deve sempre informar quais medicamentos faz uso, pois alguns podem gerar sonolência e fraqueza muscular. Veja alguns exemplos:

  • Benzodiazepínicos, como o Clonazepam , Alprazolan e o Lorazepam;
  • Antialérgicos, como hidroxizine e loratadina;
  • Relaxantes musculares, como o carisoprodol e o miosan;
  • Antidepressivos, como a trazodona , mirtazapina, amitriptilina e nortriptilina.

Recomendações para o condutor idoso

  • Evite dirigir à noite, ao amanhecer e ao entardecer;
  • Descanse após 90 minutos de direção continuada;
  • Dirija sempre com o máximo de atenção, evitando fazer outra atividade de forma simultânea;
  • Evite dirigir nos primeiros dias iniciou algum medicamento;
  • Realizar exame médico frequente;
  • Sempre que possível, o veículo deve ser dotado de direção hidráulica, câmbio automático e pedais com superfície aumentada;
  • Evite dirigir em horários de pico e mediante condições climáticas não propícias (como chuvas fortes).

Lembre-se que dirigir é também uma necessidade para o idoso, pois é estimulante e o torna mais integrado com a sociedade e motivado com a vida.

Sempre que tiver vontade e condições e faze-la , o idoso deve ser estimulado a dirigir!

A Vitali Senior conta com Geriatras que atendem no conforto do seu lar!
Entre em contato que iremos até você
www.vitalisenior.com.br
(35) 9 9962-3516

POUSO ALEGRE – POÇOS DE CALDAS – CAMPINAS

Publicações Relacionadas

1 Comentário

  • Responder ângela pardal machado
    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function  get_comment_time() in /home/vitalisenior/www/blog/wp-content/themes/newroad/functions.php:211 Stack trace: #0 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/class-walker-comment.php(179): winvader_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #1 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #2 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/class-walker-comment.php(139): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, 5, 0, Array, '') #3 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/class-wp-walker.php(387): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, 5, 0, Array, '') #4 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/comment-template.php(2172): Walker->paged_walk(Array, 5, 0, 0, Array) #5 /home/vitalisenior/www/blog/wp-content/themes/newroad/comments.php(13): wp_list_comments(Array) #6 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/comment-template.php(1508): require('/home/vitalisen...') #7 /home/vitalisenior/ in /home/vitalisenior/www/blog/wp-content/themes/newroad/functions.php on line 211