O papel do Geriatra

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2050,  o mundo terá aproximadamente 2 bilhões de idosos. Seguindo essa tendência global, o Brasil passa por um aumento progressivo na expectativa de vida da população. De tal modo, o grupo etário dos acima de 80 anos é o que mais cresce e, em 2016, a expectativa de vida do brasileiro já chegava a 76 anos, como mostra o IBGE. Cresce o número de pessoas acima dos 60 e, consequentemente, cresce o desafio de contribuir para que tais idosos possam viver de forma  digna e com qualidade de vida.

Nesse cenário, a geriatria vem crescendo muito nos últimos anos para atender tamanha demanda populacional. Ela é uma especialidade médica que trata das doenças típicas das pessoas idosas, integrando a área da gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos, conforme a necessidade.

A intervenção e a avaliação geriátrica resgatam a integralidade e a multi-disciplinaridade na atenção à saúde, não se restringindo à cura, mas sim à otimização do funcionamento global, da autonomia e do conforto do paciente, os quais podem ser substancialmente modificados. Esses são aspectos de uma  avaliação multidimensional que fazem da geriatria uma especialidade ampla e ímpar.

Conheça nossa história: Vitali Senior. Como tudo começou…

Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes, a doença de parkinson e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas mais multifatoriais, como emagrecimento, tontura, incontinência urinária e quedas. Para gerenciar tais situações, existe o estabelecimento de prioridades na implementação de um plano de cuidados, visando a longevidade e, principalmente, a funcionalidade global e bem estar do idoso.

Frequentemente, atua em conjunto com a equipe multidisciplinar e na integração das demais especialidades médicas, auxiliando avaliação de proporcionalidade terapêutica, na eleição de prioridades e objetivos de cuidado.

O excesso de especialistas, a busca exagerada por consensos e o ímpeto pela prescrição de tratamentos fúteis, associados à maior vulnerabilidade do idoso a eventos adversos advindos da terapêutica empregada são os princípios da iatrogenia, uma síndrome sabidamente combatida pelos geriatras.

A prescrição de medicamentos deve ser criticamente analisada e todos os recursos devem ser mobilizados para encontrar a melhor estratégia de ação, que compreenda as maiores probabilidades de benefícios e menores reveses advindos dessa opção.

Dessa forma, a individualização dos cuidados é fundamental. As particularidades do indivíduo da terceira idade deverão ser entendidas e respeitadas, de maneira que cada pessoa é única e regras gerais não devem ser tomadas como universais, promovendo o cuidado do paciente como um todo, ao invés de simplesmente tratar das suas doenças.. Esse é o pilar mandatório da geriatria.

Veja também: Você sabe o que um reumatologista faz?

Dr. Luís Gustavo e Dr Thales – Vitali Senior

A Vitali Senior conta com Geriatras que atendem no conforto do seu lar!
Entre em contato que iremos até você
www.vitalisenior.com.br
(35) 9 9962-3516

POUSO ALEGRE – POÇOS DE CALDAS – CAMPINAS

Publicações Relacionadas

1 Comentário

  • Responder Vitali Senior. Como tudo começou… – Vitali Senior
    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function  get_comment_time() in /home/vitalisenior/www/blog/wp-content/themes/newroad/functions.php:211 Stack trace: #0 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/class-walker-comment.php(179): winvader_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #1 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #2 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/class-walker-comment.php(139): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, 5, 0, Array, '') #3 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/class-wp-walker.php(387): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, 5, 0, Array, '') #4 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/comment-template.php(2172): Walker->paged_walk(Array, 5, 0, 0, Array) #5 /home/vitalisenior/www/blog/wp-content/themes/newroad/comments.php(13): wp_list_comments(Array) #6 /home/vitalisenior/www/blog/wp-includes/comment-template.php(1508): require('/home/vitalisen...') #7 /home/vitalisenior/ in /home/vitalisenior/www/blog/wp-content/themes/newroad/functions.php on line 211