Falta de apetite em idosos. Acabe com isso de uma vez por todas!

É muito comum nos depararmos no dia a dia com idosos que perdem o apetite, com consequente perda de peso e risco nutricional. Por mais que nos esforcemos para ofertar diferentes tipos de alimentos, dentre os quais ele adorava quando mais jovem, ainda sim a bendita falta de apetite continua.

Nesse momento, alguns questionamentos nos vêm a mente: É normal o idoso comer pouco e emagrecer?  Por que o idoso está emagrecendo? Existe alguma vitamina para fortalecer ou remédio para aumentar o apetite?  

É normal o idoso comer pouco e emagrecer?

A falta de apetite leva à desnutrição, perda de funcionalidade, aparecimento de doenças e maiores taxas de mortalidade entre os idosos.

Os idosos estão mais predispostos a apresentar baixo apetite e deficiência de nutrientes devido às mudanças fisiológicas e comportamentais que são próprias da idade, reflexo também de uma alimentação monótona, pouco diversificada e insuficiente.

Dentre essas mudanças, podemos citar:

 – Perda ou diminuição do paladar e do olfato que reduzem o interesse e o apetite do idoso;

– Preferência por alimentos de mais fácil preparo e consumo que frequentemente são pobres em vitaminas, minerais e proteínas e ricos em açúcares e gorduras;

Sistema digestivo fica mais sensível e, consequentemente,  alimentos que antes ingeridos com frequência passam a causar certo desconforto durante a digestão;

Menor nível atividade física, com consequente redução do metabolismo e menor necessidade nutricional.

Quando decorrentes do envelhecimento, tais alterações tendem a acontecer de forma lenta e gradual, sem impactar significativamente no peso ou na sua capacidade de realizar tarefas cotidianas.

Fique atento!

Se a perda de apetite se torna significativa, gerando perda de peso maior que aproximadamente 200 gramas ao ano, é muito importante uma avaliação médica para buscar o motivo de tal sintoma. 

Sabemos que doenças graves, como câncer e infecções , podem ter como manifestação inicial a perda de apetite.

Veja também:
Por que o idoso está emagrecendo? Existe alguma vitamina para isso?

A Vitali Senior conta com Geriatras que atendem no conforto do seu lar!
Entre em contato que iremos até você
www.vitalisenior.com.br
(35) 9 9962-3516

POUSO ALEGRE – POÇOS DE CALDAS – CAMPINAS

Publicações Relacionadas

Sem Comentários

Responder